O processo de elaboração de tarefas didácticas alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática como possibilidade de trabalho em curso de formação de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22832Palavras-chave:
Funções, Investigação matemática, Proposta pedagógica, Elaboração de tarefas didáticas, Formação de professores de matemáticaResumo
Neste artigo, focalizamos o processo de elaboração de um conjunto de tarefas didáticas alternativas para o ensino e aprendizagem de matemática, visando colaborar com a formação de professores de matemática ao incentivar a adoção de metodologias alternativas em sala de aula partindo de materiais disponíveis ao professor. Nosso propósito inicial era o de verificar se seria possível, partindo de questões de alguns vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no Brasil, reapresentar tais questões buscando, incorporá-las numa abordagem alternativa de ensino. Nesta abordagem, concilia-se investigação matemática com uma proposta pedagógica, a qual defende que o conhecimento matemático se desenvolve mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo, em níveis cada vez mais elaborados, num processo dinâmico e em forma de espiral.
Esta pesquisa nos levou a formular cinco tarefas didáticas para o ensino de funções, apresentando-se como sugestão no emprego de abordagens alternativas para o ensino de matemática. A possibilidade de reformular essas questões nos mostra a versatilidade que os professores de matemática podem ter quando buscam trabalhar com abordagens de ensino diferentes da tradicional e da tecnicista. Entendemos que este processo de elaboração de tarefas alternativas deveria ser focalizado em curso de formação de professores de matemática, a começar pelos de formação inicial, em disciplinas, como prática ou metodologia de ensino, em que se tratam diversas abordagens para o ensino e aprendizagem de matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.