Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22837Palavras-chave:
Novas tecnologias, bases de e-exercícios, prática dos professores, génese dos usos, teoria da actividadeResumo
Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.
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