Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22958Palavras-chave:
formação inicial de professores de matemática, prática de ensino supervisionada, números racionais, ações do professor, tarefaResumo
Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.