Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade

Autores

  • Ana Paula Canavarro Universidade de Évora | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6302-5470
  • Mercedes Prieto Universidade de Évora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22969

Palavras-chave:

sentido espacial, rrepresentações múltiplas, conexões entre a Matemática e a Dança

Resumo

Este estudo desenvolve-se no quadro de um projeto que explorou as conexões entre a Matemática e a Dança, concretizando-se numa experiência de ensino em turma de 3.º ano, e analisa em que medida os alunos desenvolveram o sentido espacial através do uso de representações múltiplas emergentes na resolução de tarefas matemáticas desafiantes, associadas à execução de dança tradicional. Analisam-se dados correspondentes a produções escritas dos alunos como resposta a três tarefas que exploram um vira. Os alunos usaram representações diversas, associando de forma consistente ideias representadas ativamente, ao dançar, e esquemas elaborados e explicações verbais, evidenciando-se forte presença da representação contextual. Conseguiram esquematizar as formações espaciais e as figuras dançadas, mas manifestaram dificuldades em representar os movimentos dos dançarinos. Desenvolveram diversos aspetos do sentido espacial, sendo generalizada a compreensão dos objetos geométricos identificados e das suas propriedades e relações. No entanto, não evidenciaram a mesma facilidade de identificação das simetrias de reflexão e de rotação presentes na dança, embora tenham reconhecido a transformação geométrica rotação. A localização e a orientação espacial são outras capacidades que evidenciaram, tendo sido notório o desenvolvimento com sentido e propósito, de forma informal e integrada, do seu sentido espacial, que mobilizou também questões associadas à medida.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Canavarro, A. P., & Prieto, M. (2018). Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade. Quadrante, 27(2), 33–62. https://doi.org/10.48489/quadrante.22969

Edição

Secção

Artigos