Notícias

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. A Quadrante não cobra quaisquer taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos. Consulte as condições para submissão aqui.

  • Atualização de senha de acesso à Quadrante

    2024-05-17

    Estimados editores convidados, autores e revisores da Quadrante,

    A equipa editorial gostaria de informar que o RCAAP efetuou uma manutenção em todas as revistas que aloja e implementou novas medidas de segurança.

    Da próxima vez que pretender efetuar login na página da Quadrante, deverá seguir as seguintes indicações:

    • Solicitar a recuperação de senha clicando em “Esqueceu a sua senha?” Irá receber um email na caixa de correio indicada.
    • Confirmar que pretende a recuperação da senha acionando o link enviado no email. Irá receber um segundo email com uma senha temporária.
    • Utilizar o nome de utilizador e a senha temporária para definir uma nova senha.
    • Esta nova senha deve ter um mínimo de 12 caracteres. Recomendamos fortemente que a nova password inclua letras minúsculas (a...z), letras maiúsculas (A...Z), números (0...9) e caracteres especiais.

    Agradecemos a vossa paciência e compreensão.

    Com os melhores cumprimentos,

    A Direção da Quadrante

    Ler mais sobre Atualização de senha de acesso à Quadrante
  • Chamada de artigos: número temático 2024

    2024-02-20

    A Quadrante é uma revista científica que publica artigos de investigação na área da educação matemática. É com prazer que anunciamos que, em 2024, esta revista de investigação em educação matemática, publicada em Portugal, dedicará uma edição especial ao tema “Avançando a Investigação e a Prática sobre a Integração do Pensamento Computacional na Educação Matemática” (número 2 do volume 33).

    Ler mais sobre Chamada de artigos: número temático 2024
  • Uma palavra de Douglas McLeod sobre o número especial dedicado ao tema dos Afetos em Educação Matemática

    2024-01-14

    Com um agradecimento a todos os autores e aos editores convidados, Nélia Amado e Pietro Di Martino, que contribuíram para a edição do número temático da Quadrante sobre o tema do Afeto na Educação Matemática, gostaríamos de partilhar com os leitores uma mensagem de apoio de Douglas McLeod, que muito nos honra e estimula. Com o consentimento do próprio e de María del Socorro García González, que recebeu e partilhou a mensagem, citamos:

    "Estou aposentado há bastante tempo, mas fico satisfeito por ver que continuam a desenvolver, expandir e incrementar a base de investigação para melhorar a educação matemática. Está muito claro para mim, agora, que o trabalho realizado no meu tempo sobre questões afetivas foi bastante limitado na sua fundamentação teórica e fico muito contente por estarem a liderar um esforço para fortalecer a investigação sobre os afetos na aprendizagem da matemática”.

    Douglas McLeod

    Ler mais sobre Uma palavra de Douglas McLeod sobre o número especial dedicado ao tema dos Afetos em Educação Matemática