Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22810Palavras-chave:
Ensino da Álgebra Linear, Dependência linear, Colinearidade, Dificuldades dos alunos, Ensino secundárioResumo
O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem.
Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.