Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?

Autores

  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | UIMA da Universidade de Aveiro, Portugal
  • Paula Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | UIMA da Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22810

Palavras-chave:

Ensino da Álgebra Linear, Dependência linear, Colinearidade, Dificuldades dos alunos, Ensino secundário

Resumo

O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem.

Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

Costa, C., & Catarino, P. (2007). Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?. Quadrante, 16(1), 147–162. https://doi.org/10.48489/quadrante.22810

Edição

Secção

Artigos