As dificuldades dos alunos quando trabalham com tarefas de exploração e investigação
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22885Palavras-chave:
Tarefas de exploração e investigação, Dificuldades na atividade investigativaResumo
Neste artigo procura-se compreender que dificuldades manifestam os alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade e como evoluem, na atividade desenvolvida em tarefas de exploração e investigação no âmbito da Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.º ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que os alunos revelam dificuldades em entender alguns processos inerentes à atividade investigativa. A realização continuada deste tipo de atividade contribui para um melhor entendimento destes processos, sendo a formulação de questões aquele a que os alunos dão menor importância.
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