Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões

Autores

  • Manuel Pereira Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22886

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Exploração de padrões, Alunos do 7.º ano de escolaridade

Resumo

Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação que teve por principal propósito descrever e compreender as estratégias de generalização na exploração de padrões, dos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade. Para tal, o estudo de natureza qualitativa, centrou-se numa intervenção de ensino, e os dados foram obtidos através da observação do trabalho dos alunos e das suas produções escritas. Em termos de resultados, de entre as várias estratégias de generalização adotadas pelos alunos, salientou-se a prevalência da estratégia Explícita, seguida das estratégias Diferença e Contagem, respetivamente.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Pereira, M. (2013). Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões. Quadrante, 22(1), 77–106. https://doi.org/10.48489/quadrante.22886

Edição

Secção

Artigos