Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22898

Palavras-chave:

Movimento da Matemática Moderna, Ensino Primário, Manuais Pedagógicos

Resumo

Este estudo pretendeu identificar como as recomendações do Movimento da Matemática Moderna (MMM) foram construídas e divulgadas em manuais pedagógicos utilizados pelos professores primários no Brasil e em Portugal. Especificamente, este artigo procurou verificar como se processaram as sugestões para as práticas pedagógicas para assegurar a transmissão das propostas do MMM por meio do uso do Método Cuisenaire. Os trabalhos Matemática dinâmica com números em cores (1961), publicado no Brasil, e Didática Especial (1963), publicada em Portugal, foram escolhidos para discussão, visto que enfatizaram o uso desse método. Assim, é possível afirmar que os trabalhos eleitos para análise podem ser vistos como divulgadores e defensoras do uso do Método Cuisenaire no ensino da Matemática Moderna.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Borges, R., Duarte, A., & Campos, T. M. (2014). Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante, 23(1), 79–98. https://doi.org/10.48489/quadrante.22898

Edição

Secção

Artigos