Quando o “bem simples” é significar a multiplicação de matrizes: um vídeo produzido por estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.25740

Palavras-chave:

vídeos, seres-humanos-com-mídias, multimodalidade, professores de matemática

Resumo

Como estudantes de Licenciatura em Matemática a distância, de uma universidade brasileira, expressam conteúdos matemáticos por meio de vídeo? Essa é a pergunta que busco responder com base na Avaliação Online da disciplina Álgebra Linear I. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados produzidos nesta investigação se apoiam, principalmente, nas respostas de um questionário e na análise de vídeos. Neste artigo, em especial, abordo um recorte de pesquisa que fundamenta as suas discussões no construto teórico seres-humanos-com-mídias e na multimo­da­lidade. A análise dos dados sugere que os estudantes fazem escolhas semióticas, interagem com mídias e utilizam recursos da linguagem e da exibição visual para produzir significados em seus discursos. Isso revela o poder de ação das mídias e estimula estudantes a se expressarem livremente na atividade matemática.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Souza, M. (2022). Quando o “bem simples” é significar a multiplicação de matrizes: um vídeo produzido por estudantes. Quadrante, 31(1), 113–134. https://doi.org/10.48489/quadrante.25740

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Artigos